07 outubro, 2009

CASA DO SENADOR - Memorial Luiz Gonzaga “empresta” o seu acervo

Mais uma homenagem se junta à memória de Luiz Gonzaga, que faleceu há 20 anos. A Estação Cultural Senador José Ermírio de Moraes, em Jaboatão dos Guararapes, recebe uma mostra itinerante organizada pelo Memorial Luiz Gonzaga. No local, serão exibidos paineis que contam a história do artista em quatro fases: Apresentação, Origem, o Artista e o Homem.

O início da exposição traz o trabalho de resgate cultural do Memorial Luiz Gonzaga, localizado no Pátio de São Pedro. Em seguida, a formação musical do “Rei do Baião” ganha destaque, mostrando sua afinidade com a sanfona de 8 baixos. Nesse ambiente, também haverá a exposição de um oratório com as imagens de São João do Carneirinho, Frei Damião e Padre Cícero, ressaltando a religiosidade do compositor.

Em “O Artista”, estão as razões da junção do trio zabumba, triângulo e sanfona, que permitiu a estilização dos ritmos nordestinos, incluindo o xote e o baião. Por fim, a “Exposição Itinerante Lua Gonzaga” mostra o homem por trás do músico e sua relação com familiares e amigos.

OFICINAS

Seguindo o tema da exposição, a Estação Cultural vai receber, no próximo dia 13, uma oficina de sanfona de 8 e 120 baixos, direcionada ao público infantil. No dia 16, é a vez do projeto “Sala de Cordel” movimentar o local, com contação de histórias e música para crianças.

SERVIÇO

Exposição Itinerante Lua Gonzaga

Estação Cultural Senador José Ermírio de Moraes - Avenida Beira Mar, 990, Piedade - Jaboatão dos Guararapes

Abertura: Hoje, às 19h

Visitação: Terças às sextas-feiras, das 9h às 17h; Sábados e domingos, das 13h às 17h

Entrada Gratuita
Informações: 3424-8704


Fonte: www.folhape.com.br

Nenhum comentário: