16 julho, 2006

Ação solidária na comunidade da Iputinga

AJUDE O NÚCLEO DE MORADORES DO BAIRRO DA IPUTINGA E ADJACÊNCIA A COLABORAR COM A INCLUSÃO SOCIAL!

A entidade atende cerca de 70 crianças e 100 jovens e adolescentes em situação de risco. Uma das maiores necessidades da entidade é a aquisição de computadores para implantação de seu laboratório de informática. A finalidade é realizar a inclusão dos participantes inscritos nos programas sociais nesse novo universo da informação.

Atenção! Estamos em campanha com a finalidade de montar um pequeno laboratório de informática. Participe doando computador, impressora, mesa para computador ou seja voluntário dessa campanha! Nos envie a sua mensagem clicando aqui!


DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES E PROJETOS REALIZADOS

Escola comunitária – (Crianças de 4 a 6 anos) Tem como objetivo proporcionar atividades pedagógicas de educação infantil, desenvolvendo a criança nas áreas de: conhecimento do mundo, música, movimento e expressão, artes visuais, linguagem escrita e oral, matemática e ecologia.

Programa Agente Jovem
Através do Programa Agente Jovem, meninos e meninas (entre 16 e 17 anos) em situação de vulnerabilidade social ganham uma oportunidade ocupacional diferenciada. E aprendem, na prática, a se tornarem cidadãos produtivos.
O programa busca, também, desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuem para a empregabilidade e a inclusão social de jovens de baixa renda.

Os objetivos mais esperados são

» Promover sua integração/reintegração na família, na comunidade e na sociedade;
» Desenvolver ações de protagonismo juvenil, preparando os jovens como agentes de desenvolvimento de sua comunidade;
» Contribuir para a diminuição dos índices de violência, uso de drogas, contaminação pelo vírus HIV da AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis, além de gravidez não planejada;
» Criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema escolar.

QUEM SOMOS

O NÚCLEO tem sua sede própria localizada no bairro da Iputinga, no município de Recife (Pernambuco) e, num efeito multiplicador, expande sua atuação por várias comunidades carentes localizadas na adjacência do Iputinga, entre elas: Detran, Cordeiro e Vázea - periferia da Zona Oeste de Recife.
O bairro da Iputinga integra a 4ª Região Político-Administrativa do Recife (RPA-4)

O bairro da Iputinga conta com uma população de 46.944 habitantes (Conforme dados do Censo IBGE, em 2000). Está localizado entre os seguintes bairros: Várzea, Caxangá, Cidade Universitária, Engenho do Meio, Cordeiro, Poço e Monteiro.

Perfil da região atendida - Alto índice de desemprego - População de baixa renda - Problemas de acessibilidade - Pouca oportunidade de trabalho, especialmente para jovens - Alta incidência de chacinas, tráfico de drogas e porte ilegal de armas - 80% dos homicídios acontecem por causa do envolvimento com drogas.

NÚCLEO DE MORADORES DO BAIRRO DA IPUTINGA E ADJACÊNCIA
Rua Baltazar da Silva Lisboa, 170 Iputiga - CEP 50.680-110
Recife-PE - Telefone: (81) 3271-3560
Coordenadora
: Gilda de Souza Rocha
Funcionamento: 2ª a 6ª de 08h00 às 17h00.

Nenhum comentário: